PROCURAR neste blog

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Moral

Moral Bíblica onde cada um responde pela arma que mantém em riste, 
incluindo os animais e pessoas independente de idade.

  
Áudio (narrado por Cid Moreira, na NTLH)



Êxodo 21
12 “Quanto às brigas e violências, as regras são estas: “Quem ferir mortalmente outro, terá de morrer também.
13 “Mas se não planejou isto, e Deus permitiu que o outro caísse nas mãos dele e morresse, o caso é diferente. Para casos assim, vou determinar lugares para onde o assassino involuntário poderá fugir.
14 “Agora, aquele que tiver má intenção e matar alguém à traição, será morto, mesmo que tenha procurado refúgio no meu altar.
15 “Quem ferir o pai ou a mãe – seja como for – será morto.
16 “Aquele que raptar uma pessoa e a vender, ou se a pessoa for achada em poder dele – será morto.
17 “ Quem amaldiçoar o pai ou a mãe, será morto.
18,19 Se dois homens brigarem, e um deles ferir o outro com uma pedra ou com o punho e este cair de cama e não morrer; se o ferido mais tarde puder levantar-se e andar apoiado em sua bengala, o outro estará livre de castigo.
20,21 “Se alguém surrar com vara um seu escravo ou escrava, se o ferido morrer logo, o dono será castigado por lei. Mas se o escravo ou escrava durar um ou dois dias depois da surra, o dono não será condenado. Isso porque escravo é dinheiro do dono.
22 “Se durante uma briga for atingida uma mulher grávida e por isso ela abortar, depende. Se não acontecer coisa pior do que o aborto, o culpado terá de pagar a indenização que o marido dela cobrar. A forma de pagamento será determinada pelo tribunal.
23-25 “Mas se acontecer outra coisa grave com ela, então o culpado terá de ser condenado a um castigo correspondente ao mal que fez. A regra é: vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferimento por ferimento, golpe por golpe.
26 “Se alguém machucar e inutilizar o olho do escravo ou da escrava dele, terá de dar liberdade ao escravo ou escrava. Pagará com a libertação o olho que estragou.
27 “A mesma coisa se, com violência, fizer cair um dente de um escravo ou escrava. Pagará com a libertação do escravo ou escrava o dente que fez cair.
28 “Se um boi matar a chifradas um homem ou uma mulher, o boi terá ser morto a pedradas. Além disso, ninguém poderá comer a carne dele. Mas o dono do boi não receberá nenhuma condenação.
29 “Agora, se o boi tinha costume de andar chifrando gente e o dono sabia disso e não prendeu o animal, é diferente. Neste caso, se o boi matar um homem ou uma mulher, o boi será apedrejado e o dono dele terá de ser morto também.
30,31 “Se o acusador preferir receber resgate, o culpado terá de pagar tudo que for pedido, para salvar a própria vida. Este julgamento será aplicado quando a pessoa morta pelo boi for filho ou filha do interessado.
32 “Se a pessoa morta pelo boi for escravo ou escrava do acusador, o preço do resgate será de 30 moedas de prata. Além disso, o boi será morto a pedradas.
33,34 “Se alguém deixar uma cova aberta, ou se fizer uma cova e não a tapar, e cair nela um boi ou jumento e morrer, a regra é clara. O responsável pela cova pagará o preço do animal ao dono dele, mas ficará com o animal morto.
35 “No caso de um boi matar outro, o boi vivo será vendido. O dinheiro da venda será repartido em partes iguais, entre o dono do animal vivo e o dono do animal que morreu. E assim farão com o boi morto.
36 “Mas se o boi era conhecido como matador, e o dono dele não prendeu, o caso é diferente. Pagará ao dono o preço do boi que morreu, e ficará com o boi morto.
Êxodo 22
“QUEM ROUBAR E matar ou vender bois ou ovelhas, terá pagar mais do que roubou. Para cada boi pagará cinco, e para cada ovelha pagará quatro.
2-4 “Quem matar um ladrão enquanto está roubando a casa, não será condenado.
“Se isto acontecer durante o dia, será condenado como criminoso. “Mas quanto ao roubo, o ladrão tem de devolver tudo o que roubou. Se não puder devolver ou pagar o que roubou, ele mesmo será vendido como escravo. O dinheiro da venda dele servirá para pagar o roubo. “Se o ladrão for apanhado no ato de roubar um animal vivo, terá de pagar o dobro. Seja boi, ou jumento, ou ovelha, o animal roubado.
“Quem acender fogo, e o fogo destruir as colheitas já feitas ou por fazer, ou as pastagens de uma outra pessoa, terá de pagar totalmente o prejuízo.
7,8 “Vejamos este caso: Alguém pede outra pessoa para guardar dinheiro ou objetos. Mas um ladrão rouba aquilo que foi guardado. “Bem, se o ladrão for achado, pagará o dobro do que roubou. “Se não acharem o ladrão, será aberto processo para decidir em tribunal se a pessoa foi roubada ou roubou.
“Todo negócio desonesto será decidido em tribunal. Seja de bois, ou jumentos, ou ovelhas – ou seja do que for. As duas partes irão ao tribunal, e o queixoso dirá: ‘Aconteceu assim e assim.’ Aquele que for condenado pelo tribunal, pagará o dobro do prejuízo que causou.
10 “Outro caso: Alguém pede a uma pessoa que guarde para ela, jumento, boi, ovelha, ou outro animal, e este morre, ou fica ferido, ou desaparece sem que ninguém saiba para onde.
11 “A pessoa deve então fazer solene juramento diante do Senhor de que não roubou o animal. O dono aceitará a palavra, e a pessoa não precisará pagar nada.
12 “Mas se a pessoa roubou aquilo que estava guardado, terá de pagar o que roubou ao legítimo dono.
13 “Se foi despedaçado, apresentará o animal despedaçado ao dono, como prova. Não precisará pagar nada, neste caso.
14 “Outro caso: Alguém pede emprestado um animal, e o animal fica aleijado e morre, com o dono ausente, terá de pagar então o preço do animal.
15 “Mas, se o dono estiver presente quando isso acontecer, o outro não precisará pagar o prejuízo. Se o animal era alugado, basta pagar o preço do aluguel.
16 “Vejamos agora o caso da sedução de virgens. Quem seduzir uma moça não comprometida, pagará o dote exigido e se casará com ela.
17 “Se o pai da moça proibir o casamento, o sedutor pagará a ela uma quantia proporcional aos dotes das moças virgens.
18 “As feiticeiras têm de ser mortas.
19 “Quem tiver relação sexual com animal terá de ser morto.
20 “Quem oferecer sacrifícios a deuses falsos, e não somente ao Senhor, será destruído.
21 “Não maltrate nem explore os estrangeiros. Não esqueça que você foi estrangeiro no Egito.
22 “Não maltrate a nenhuma viúva. Não maltrate nenhum órfão.
23,24 “Se você os maltratar, e eles me pedirem socorro, atenderei o pedido deles. Ficarei irado e matarei você e todos os que fizerem isso. Então, as suas mulheres ficarão viúvas e os seus filhos ficarão órfãos.
25 “Se você emprestar dinheiro a alguém do meu povo – a algum pobre que esteja com você – cuidado! Não cobre juros dele!
26,27 “Se você segurar a capa de alguém, como garantia, não abuse! Devolva a capa a ele antes do pôr do sol. Sim, porque a capa é o colchão e o cobertor do pobre! Se você ficar com ela, como ele poderá dormir? Se você fizer uma coisa dessas, e ele Me pedir socorro, Eu atenderei, porque sou misericordioso.
28 “Não ofenda a Deus. “Não lance maldição sobre a autoridade que governa seu país.
29,30 “Traga sem demora as ofertas dos melhores produtos das roças e das plantações de uvas. E me dê o resgate pelo seu primeiro filho. Assim também com os seus bois e ovelhas. A primeira cria de cada fêmea ficará uma semana com a mãe. Depois, no oitavo dia, traga a cria para mim.
31 “Israelitas! Vocês têm de ser homens dedicados. Por isso, não comam carne de animal despedaçado no campo. Dêem essa carne ao cães.
Êxodo 23
“NÃO ESPALHE  notícias falsas. “Não concorde com o mau dando um testemunho falso.
“Não acompanhe a multidão na prática do mal. “Quando prestar depoimento numa demanda judicial, não torça  o direito para favorecer a maioria.
“Não seja parcial, nem para proteger o pobre.
“Se você encontrar o boi ou jumento do seu inimigo, veja lá! Leve de volta ao dono o animal extraviado.
“Se vir o jumento de alguém que não lhe quer bem, caído com a carga no lombo, não passe de largo! Vá ajudar o  homem a erguer o animal.
6 “Não falsifique o julgamento para prejudicar a causa do pobre.
“Fuja da acusação falsa. “Não mate o inocente, nem o homem correto. Saiba que Eu não desculpo os que vivem para o mal.
“Não aceite presente como suborno Porque o presente cega até os mais espertos, e corrompe as palavras dos honestos.
“Volto a dizer: Não explore o estrangeiro. Sim, israelitas! Vocês bem sabem o que sente um estrangeiro. Pois vocês foram estrangeiros no Egito!
10 “Faça plantações em suas terras, e colha o que elas produzem.
11 “Mas de sete em sete anos, deixe a terra descansar um ano. O sétimo ano é de descanso da terra. Não faça plantações nem colheita nesse ano. É para que os pobres de Israel achem o que comer. Os animais comerão o que sobrar no campo. “Esta Lei é para todas as plantações, incluindo as de uvas e as de oliveiras.
12 “Repito aqui a Lei do descanso semanal. Faça tudo o que tiver de fazer, nos primeiros seis dias, mas descanso no sétimo: É para o seu boi e o seu jumento descansarem. Também é para o filho da sua criada e o imigrante se reanimarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela participação